quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Diploma da 4ª Classe:

Este diploma tem passado as 'passas do Algarve'. Foi uma trabalheira para conseguir tirá-lo. Alguns anos depois de ter saído da Casa Pia houve por lá uma remodelação que atirou com os registos dos exames para outras escolas das redondezas. Quando em 1970 precisei de tirar a Carta de Condução não sabia onde estava o livro com o registo do meu exame. Na véspera de fazer exame ainda eu calcorreava Lisboa procurando. Mesmo à última da hora consegui saber que o tal livro talvez tivesse ido para a Escola da Picheleira. A Picheleira fica por detrás do Cemitério do Alto de S. João. Nunca eu tinha estado na Picheleira e para lá me desloquei. Não foi fácil. O tempo corria e eu enervava-me. Naquele tempo eram só descampados e fui encontrar a Escola num vale perdida no meio do nada. Felizmente a professora que me atendeu foi muito simpática e só a sua boa vontade é que permitiu encontrar o dito livro numa arrecadação muito desarrumada. Entreguei o diploma mesmo ao fechar da porta, mas consegui fazer o exame e passei. Depois, durante muitos anos andou perdido. Quando mudei de casa encontrei-o. Mudar de casa tem certas vantagens. Primeiro porque a gente só se apercebe do lixo que todos os dias carregamos para casa quando temos que tirar tudo, separar e jogar fora o que não interessa. Depois porque se encontram coisas de que já não nos lembrávamos e outras que nos deixam surpreendidos por ainda existirem. Foi o caso do Diploma. Encontrei-o e fiquei contente. Mais anos passaram e voltei a perder-lhe o rasto. A última vez que mudei de casa tive que deitar fora mais de 500 livros que se estragaram na cave do prédio onde morava. Felizmente lá estava o Diploma vivinho da silva. Agora, depois de reformado, aprendi a manejar um computador e tratei logo de o digitalizar. Assim já não me foge. E ajuda-me a refrescar a memória das velharias encontradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário