sábado, 26 de setembro de 2009

Batalhão de Artilharia 645

Agora que andei arrumando papéis encontrei algumas folhas que dizem respeito ao meu Batalhão. De 1964 a 1966 estive em Mansoa, na Provincia da Guiné. Eu era 'amanuense' palavra antiga que quer dizer escriturário da Companhia de Comando e Serviços (CCS) do Batalhão de Artilharia 645. E fui encontrar estas relíquias. Uma folha com os nomes dos que lá ficaram: A Ordem de serviço nº 165 de 4/8/1965 em que consta a minha transferência do BCaç600 para o BArt645. Quando chegámos à Guiné o nosso Batalhão ficou instalado no aquartelamento do BCaç600 para desenrascar, durante uns 5 meses como se pode ler nesta página em Referência de Gratidão. Quando o Quartel em Mansoa ficou pronto o nosso Batalhão mudou-se para lá mas os 8 soldados acima mencionados, eu incluído, ficámos em Bissau para tratar de todos os assuntos relativos ao nosso Batalhão. Terminado esse trabalho, apresentámo-nos em Mansoa. Este assunto está todo mencionado nesta Ordem de Serviço:Esta é a Ordem de Serviço nº 76 de 31 de Março de 1965 que trata de muitas entradas e saídas e alguns Louvores, incluíndo o meu...
... nesta página:
Na última página pode ver-se a assinatura do nosso Comandante Tenente-Coronel de Artilharia António Braancamp Sobral:
E nesta folha uma licença para mim:
Aqui está a folha onde consta o meu Recenceamento Militar em 1962:
E esta o verso desta mesma folha:
Outra licença:
E aqui um curioso Boletim de Casamento entre as gentes da Guiné. Como escriturário era costume passar-me pelas mãos muitos destes documentos para conhecimento do Comandante. Como ainda não havia fotocopiadoras nós tinhamos que copiar assim:

Sem comentários:

Enviar um comentário